Lixo em discussão

Encontro debateu o Plano Estadual de Resíduos Sólidos em Santa Maria

Lizie Antonello

O encontro que discutiu o Plano Estadual de Resíduos Sólidos realizado nesta quarta-feira em Santa Maria, apresentou um pré-diagnóstico com dados coletados em 59 municípios da região. O levantamento ainda não foi encerrado, mas quando concluído trará informações importantes para nortear as ações de regularização dos municípios quanto à coleta e destino dos diversos tipos de resíduos produzidos e ações para reduzir os danos ambientais.

Esta foi a 10ª e última audiência regional de trabalho. Para a realização do plano, coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Estado foi dividido em 10 regiões. O Centro está na 3ª região e incluiu 59 municípios. Porém, representantes de apenas 16 cidades participaram das atividades, segundo cadastramento no local.

No diagnóstico preliminar, feito pela empresa Engebio Engenharia, vencedora da licitação, Santa Maria aparece como a cidade que recebe resíduos sólidos de 31 municípios. Porém, em levantamento feito pelo Diário, das 39 cidades de abrangência, 33 confirmaram que mandam resíduos para Santa Maria. O Diário não conseguiu informações de três cidades _ Itacurubi, Lavras do Sul e Santa Margarida do Sul _, cujas prefeituras não tinham expediente à tarde e os celulares dos prefeitos estavam na caixa postal. Outras três não enviam o lixo para o Coração do Rio Grande. Santana da Boa Vista envia para Candiota, São Gabriel tem aterro municipal e Santiago deve começar remeter para Giruá, a partir de 2 de agosto, quando se encerra o prazo para os municípios acabarem com os lixões.

Em Santa Maria, a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) é licenciada pela Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) para operar até final de fevereiro de 2016, com 300 toneladas por dia de resíduos, num total de 500 mil habitantes atendidos. Segundo o administrador da CRVR, Leomyr Girondi, a empresa recebe 260 toneladas por dia de lixo. Deste total, 60% é de Santa Maria. Os outros 40% vêm das outras 33 cidades.

Na empresa, os resíduos passam por triagem (separação dos recicláveis), compostagem (reaproveitamento dos orgânicos) e tratamento de efluentes (tratamento dos líquidos gerados pela decomposição dos resíduos aterrados). O que for rejeito, ou seja, que restar das etapas anteriores, vai para o aterro sanitário.

A audiência serviu também para discutir ações já realizadas pelos municípios, assim como as dificuldades enfrentadas. As próximas audiências do Plano Estadual de Resíduos Sólidos serão estaduais e ocorrerão em Porto Alegre em setembro e outubro. O plano deve ser concluído até novembro deste ano.

PRÉ-DIAGNÓSTICO
Veja outros dados sobre Santa Maria trazidos pelo pré-diagnóstico do Plano Estadual de Resíduos Sólidos:

- A coleta de resíduos sólidos urbanos abrange entre 76% e 100% do município
- A cidade não tem nenhuma associação ou cooperativa de catadores cadastrada no Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
- O município está entre as cidades que tem cobertura de esgoto sanitário acima de 76% da população
- O abastecimento de água atinge mais de 81% da população
- Está entre as cidades atendidas pela Corsan em água e esgoto
- Está na faixa dos municípios que tem entre mil e 8 mil leitos hospitalares e entre mil e 3,5 mil estabelecimentos de saúde (com consultórios e pet shops, por exemplo)

QUEM MANDA LIXO PARA SANTA MARIA

Agudo
Caçapava do Sul
Cacequi
Cruz Alta
Dilermando de Aguiar
Dona Francisca
Faxinal do Soturno
Formigueiro
Itaara
Ivorá
Jaguari
Jari
Júlio de Castilhos
Mata
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Paraíso do Sul
Pinhal Grande
Quevedos
Restinga Seca
Rosário do Sul
São Francisco de Assis
São João do Polêsine
São Martinho da Serra
São Pedro do Sul
São Sepé
São Vicente do Sul
Silveira Martins
Toropi
Tupanciretã
Unistalda
Vila Nova do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pelo menos duas pessoas ficam feridas após brigas no campus da UFSM

Próximo

Principal ligação de Santa Maria com Porto Alegre tem buracos e acostamento ruim

Geral